UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Ginástica. |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Caminhada. |
HABILIDADE(S): 12.5. Identificar as alterações que ocorrem no organismo durante e depois da atividade física. |
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Exercício físico. |
TEMA: SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
DURAÇÃO: 1h40 (2 horas/aula)
Caro(a) estudante. Nesta semana convidamos você a refletir como o exercício físico pode auxiliar no controle do estresse, ansiedade e da imunidade.
FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS...
EXERCÍCIOS FÍSICOS AJUDAM A CONTROLAR O ESTRESSE E A MELHORAR A IMUNIDADE?
A prática regular de exercícios atua na manutenção da saúde geral e aumenta a sensação de bem-estar. À medida que você começa a se exercitar regularmente, é possível perceber a diminuição de sintomas de depressão e ansiedade e uma melhora no sono. Todos esses benefícios da prática de exercícios podem aliviar seus níveis de estresse e dar-lhe uma sensação de comando sobre seu corpo e sua vida.
Praticamente qualquer forma de exercício ou movimento pode aumentar seu nível de condiciona- mento físico enquanto diminui seu nível de estresse, como caminhar, correr, andar de bicicleta, praticar Yoga, Tai Chi, levantamento de peso, natação, entre outros. O mais importante é escolher uma modalidade ou atividade que você realmente goste.
Atividades curtas ou breves também podem oferecer benefícios no manejo do estresse, mas o mais importante é tornar a atividade física regular parte do seu estilo de vida. Para uma vida saudável, pra- tique 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa por semana, em sessões de pelo menos 10 minutos de duração.
Além do combate ao estresse motivado pelo aumento da produção de endorfina, que é considerado o neurotransmissor do “bem-estar”, alguns estudos apoiam que os exercícios podem influenciar também o sistema imunológico, com efeitos que variam dependendo da natureza e da intensidade do exercício.
Segundo alguns estudos, a atividade física moderada pareceu melhorar a função imunológica do corpo ao aumentar a produção dos anticorpos de uma das primeiras linhas de defesa contra invasores do sistema respiratório superior.
Mais estudos nesse sentindo ainda precisam ser feitos, mas, de qualquer maneira, sabe-se que os exercícios físicos têm papel fundamental na prevenção de doenças e na manutenção de uma vida mais saudável.
Entenda o seu sistema imunológico
O sistema imunológico é muito complexo e obviamente essencial para a manutenção da nossa saúde. Ele compreende dois componentes básicos: o sistema imune inato (que nasce com a pessoa) e o sistema imune adaptativo. Os elementos do sistema inato incluem as defesas externas (como a pele e as membranas mucosas), os glóbulos brancos (leucócitos fagocíticos não específicos) e proteínas do soro (presentes no sangue).
Os patógenos que escapam dessas barreiras externas iniciais entram em contato com o sistema adaptativo, que é constituído de anticorpos chamados de células T e B. Quando este sistema é ativado, células com a capacidade de reconhecer micróbios específicos são geradas. Ao contrário do sistema inato, o sistema adaptativo se desenvolve gradualmente e “cria uma memória”, que permite uma reação mais rápida quando o mesmo patógeno é novamente identificado no organismo, melhorando ainda mais a defesa a cada exposição repetida a esse invasor específico. Juntos, esses dois componentes fornecem um formidável obstáculo ao estabelecimento e à sobrevivência a longo prazo sobre agentes infecciosos.
Colaboraram neste conteúdo: Dra. Renata Demarque e Rosyanne Michele Marques de Oliveira
Fonte: <https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/ exercicios-fisicos-ajudam-a-controlar-o-estresse-e-a-melhorar-a-imunidade>. Acesso em: 14/05/2020.
ATIVIDADES (clique aqui pra responder Online)
Caro(a) estudante, vamos resolver algumas questões objetivas sobre sistema imunológico e atividade física. Assim você conhecerá como essas questões podem ser cobradas no ENEM.
1 — (PUC-MG) Gripe e AIDS são doenças provocadas por vírus. Entretanto, a gripe tem uma evolução benigna, e a AIDS já não tem. Isso ocorre porque:
a) o vírus da gripe é mais fraco que o vírus da AIDS.
b) o vírus da AIDS destrói as células responsáveis pela defesa imunológica.
c) nosso organismo já é naturalmente imune ao vírus da gripe.
d) o vírus da AIDS não é reconhecido como antígeno pelo sistema imunológico.
e) os mecanismos de infecção são diferentes.
2 — A Educação Física como disciplina curricular deve tratar da cultura corporal no seu sentido mais amplo, proporcionando ao aluno consciência crítica para o exercício da cidadania no cumprimento de posicionamentos éticos. Portanto, as aulas devem ser num ambiente em que os alunos tenham condições de usufruir dos:
a) jogos, esportes, performance, lutas e ginásticas em benefício da melhoria da qualidade de vida e do estilo de vida.
b) jogos, esportes, rendimento, lutas e ginásticas em benefício do exercício e da qualidade de vida.
c) jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhor qualidade de vida.
d) jogos, esportes, danças, musculação e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e do estilo de vida.
3 — (ENEM 2010) O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é:
a) a velocidade, que permite ao músculo executar uma sucessão rá- pida de gestos em movimentação de intensidade máxima.
b) a resistência, que admite a realização de movimentos durante considerável período de tempo, sem perda da qualidade da execução.
c) a flexibilidade, que permite a amplitude máxima de um movimento, em uma ou mais articulações, sem causar lesões.
d) a agilidade, que possibilita a execução de movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção e o equilíbrio, que permite a realização dos mais variados movimentos, com o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base.
4 — (ENEM 2009) Saúde, no modelo atual de qualidade de vida, é o resultado das condições de ali- mentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços médicos e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a capacidade de a pessoa utilizar seu corpo — incluindo músculos, esqueleto, coração, enfim, todas as partes —, de forma eficiente em suas atividades cotidianas; logo, quando se avalia a saúde de uma pessoa, a aptidão deve ser levada em conta. A partir desse contexto, considera-se que uma pessoa tem boa aptidão física quando:
a) apresenta uma postura regular.
b) pode se exercitar por períodos curtos de tempo.
c) pode desenvolver as atividades físicas do dia a dia, independentemente de sua idade.
d) pode executar suas atividades do dia a dia com vigor atenção e uma fadiga de moderada a intensa e pode exercer atividades físicas no final do dia, mas suas reservas de energia são insuficientes para atividades intelectuais.
5 — A prática de atividade física regular a partir da infância somente NÃO contribui diretamente para:
a) a regulação do peso corporal.
b) o acréscimo do mineral ósseo durante a pré-adolescência.
c) a redução do risco de doenças degenerativas.
d) a estimulação da taxa de crescimento em estatura.
VAMOS PRATICAR?!
Como você acabou de ler no texto acima, a atividade física auxilia na melhora da saúde, promovendo bem estar, diminuindo o estresse e melhorando o sistema imunológico.
Você já deve ter realizado em algum momento de sua vida exercícios físicos, seja na aula de educação física na escola ou em alguma escolinha de esportes, academia, etc.
Por isso, te convido a realizar uma série de exercícios em casa. Para isso use a memória para lembrar das orientações do seu professor(a) de educação física, em relação ao cuidado com a postura e respiração. A coluna deve estar sempre alinhada e ereta, os joelhos semiflexionados, abdômen contraído.
Orientações:
Treino: Faça cada exercício por 30 segundos, com descanso depois de cada série. Para iniciantes, re- comenda-se duas séries com as oito atividades; para intermediários, três séries; para avançados; qua- tro séries.
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