sexta-feira, 26 de junho de 2020

Turmas: 7º2 e 7° Integral - PET Vol. 2 - Jogos Eletrônicos - Atividade Semana 1 (29/06 - 03/07)


UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Brincadeiras e Jogos

OBJETO DE CONHECIMENTO: Jogos eletrônicos.


HABILIDADE(S): (EF67EF01P7) Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários, reconhecendo suas diferentes funções sociais.

(EF67EF02P7) Identificar e analisar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias digitais e nas respectivas exigências corporais demandadas por esses diferentes tipos de jogos, refletindo sobre seus impactos na saúde, qualidade de vida e relações sociais.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

 — Impactos na saúde e na qualidade de vida devido o avanço dos jogos eletrônicos.

— Influência da tecnologia sobre nossos movimentos.

— Consequências dos jogos eletrônicos nas atitudes cotidianas..



Nesse momento de pandemia temos a oportunidade de refletir sobre a sua vivência corporal. Iniciamos essa semana conhecendo e aprendendo um pouco mais sobre jogos eletrônicos e sua relação com a saúde.

Os Gamers e suas rotinas de atividades físicas


Para se tornar um Gamer profissional, não basta adorar jogar. É necessário treinar e se preparar para melhorar o desempenho. Um movimento fundamental que serve de exemplo é o “flick”. Os jogadores precisam saber o ratio exato entre o movimento do mouse e a distância dentro do jogo (e como compensar isso se estiver se movendo para a esquerda enquanto o alvo está à direita, o que vai pedir milímetros a mais no movimento). É preciso ter consciência do corpo acima da média para mover punho e mão praticamente 100% do tempo.

Os membros superiores obviamente são os mais sensíveis. Jogadores de FIFA, que usam joystick, tendem a ter lesões simétricas por usarem as duas mãos realizando praticamente os mesmos padrões de movimento, diz o médico do esporte Felipe Hardt, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Além de uma habilidade motora fina, é preciso ter condicionamento físico para ser um Gamer profissional. “O Gamer que tem um bom preparo cardiorrespiratório, consegue expirar e inspirar melhor, o que ajuda a regular a ansiedade em momentos de tensão, por exemplo”, diz Hardt.

Uma boa forma de evitar dor é realizar movimentos de alongamento e fazer intervalos e caminhar. Além de driblar o sedentarismo, evita dores posturais e nas articulações por conta da repetição de movimentos.


A rotina de um Gamer

À medida em que os esportes crescem, aumenta também a demanda física dos atletas, que levam a preparação cada vez mais a sério. A maioria das Game Houses (casa em que os gamers treinam e até moram) tem uma equipe de apoio aos atletas: preparador físico, nutricionista, psicólogo esportivo e cozinheiro.


Quem diria que até os Gamers fazem exercícios físicos? E você ai só sentado no sofá? Assim não, vamos exercitar um pouco!!!



1)  Ao finalizar sua atividade, conte qual a sua sensação após praticar esses exercícios.

2) Quais lesões os Jogadores de FIFA podem desenvolver?

3) Quais atividades o Gamers fazem para evitar as dores?

4) Qual o nome do local onde os Gamers treinam e até moram?

5) Você tem realizado atividades físicas durante este período de isolamento social? Quais atividades tem feito?


Nenhum comentário:

Postar um comentário