sexta-feira, 26 de junho de 2020

Turmas: 6º I e 6° Integral - PET Vol. 2 - Jogos Eletrônicos - Atividade Semana 1 (29/06 - 03/07)


UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Brincadeiras e Jogos..

OBJETO DE CONHECIMENTO: Jogos eletrônicos, Sedentarismo, Saúde e qualidade de vida.


HABILIDADE(S): (EF67EF02P6) Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias digitais e seus impactos na saúde e qualidade de vida das pessoas.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

 — Jogos eletrônicos: sentidos e significados.

— O sedentarismo associado aos avanços das tecnologias digitais.

— Jogos eletrônicos: impactos na saúde e na qualidade de vida.

— Influência da tecnologia sobre nossos movimentos.



Nesse momento de pandemia, temos a oportunidade de refletir sobre vivência corporal. Iniciamos essa semana conhecendo e aprendendo um pouco mais sobre jogos eletrônicos e sua relação com a saúde.

Entendendo e conhecendo um pouco de jogos eletrônicos


JOGOS ELETRÔNICOS — A história dos jogos digitais teve início quando os acadêmicos começaram a projetar jogos simples, simuladores e programas de inteligência artificial como parte de suas pesquisas em ciência da computação. Somente a partir das décadas de 1970 e 1980 é que os jogos eletrônicos se tornaram populares, quando jogos de arcade, console de jogos eletrônicos e jogos de computador foram introduzidos ao público em geral. Desde então, os jogos eletrônicos tornaram-se uma forma popular de entretenimento e uma parte da cultura moderna em diversas regiões do mundo. (Origem: Wikipédia) O jogo eletrônico, videojogo ou videogame é aquele que usa a tecnologia de computador. Ele pode ser jogado em computadores pessoais (dentre eles, tablets e telefones celulares), em máquinas de fliperama ou em consoles. Um console é um computador pequeno que serve basicamente para jogar videogame — PlayStation, Xbox e Wii são exemplos. Os consoles são conectados a controles manuais a um aparelho de televisão. As pessoas podem jogar tanto sozinhas quanto acompanhadas.

Jogo eletrônico. Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/jogo-eletr%C3%B4nico/481214. Acesso em: 15 maio 2020.



JOGO PACMAN — (DINÂMICA DO JOGO): O objetivo do jogo é comer todas as pastilhas do labirinto sem ser atingido pelos fantasmas. Ao colidir com uma pastilha, o PACMAN a engole e a mesma deve desaparecer do labirinto. Caso o jogador coma todas as pastilhas de um labirinto, ele passa de fase. Caso o jogador coma todas as pastilhas de todos os labirintos disponíveis, o mesmo vence o jogo. Os únicos movimentos do PACMAN controlados pelo usuário são deslocamentos usando as teclas direcionais para frente, para trás, para esquerda e para direita, com o objetivo de desviar dos fantasmas e comer as pastilhas espalhadas pelo labirinto. Quando um fantasma colide com o PACMAN o mesmo morre, perdendo assim uma vida. O jogador possui 2 vidas extras, sendo mostradas na barra inferior da tela. Ao perder uma vida e usar uma vida extra, a quantidade de pastilhas (e super-pastilhas) restantes na fase se mantém inalteradas em relação ao momento da morte do PACMAN, mas os fantasmas e o PACMAN voltam para a posição inicial da fase. Neste caso, para concluir a fase, (ou o jogo) o jogador precisará apenas se preocupar com as pastilhas (super-pastilhas) restantes.

História dos jogos eletrônicos. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_dos_jogos_eletr%C3%B4nicos. Acesso em: 15 maio 2020.



SAIBA MAIS…

Você sabia que, a cada duas horas que permanece sentado usando o computador, deve pausar e circular pelo espaço movimentando o corpo?


ENTÃO, MOVIMENTE-SE CONOSCO...


Exercícios:

Realize um aquecimento com 20 polichinelos e uma corrida no lugar de 5 minutos; 


Em seguida, realize a sequência de alongamento ao lado com o intervalo de 10 segundos cada. 


Importante: no alongamento, sempre alongar ambos os lados do corpo, direito/esquerdo.

ATIVIDADES: (clique aqui para responder online)

1) Para começo de conversa:

Pergunte aos adultos da sua família quais jogos eletrônicos eles conhecem e quais jogaram na infância ou adolescência: Cite-os

2) Cite uma mudança que você gostaria de fazer no jogo Pacman e reescreva o jogo para que seja praticado por você e seus colegas.

3) REFLETINDO

Você acha que a prática dos Jogos Eletrônicos por um período prolongado faz bem à saúde?


4) DESAFIO:
Você conheceu o PACMAN e agora te desafio a recriar o jogo. Você pode usar papel, caneta, recursos tecnológicos ou recriá-lo com os movimentos do seu corpo para que você possa praticar com seus familiares e depois você poderá levar para sala de aula apresentando aos seus colegas de turma. (lembre-se de tirar fotos e enviar pelo WhastApp para seu professor)

Dica de como fazer um Jogo do Pac Man em casa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário