segunda-feira, 6 de julho de 2020

Turmas: 6º I e 6° Integral - PET Vol. 2 - Sedentarismo x Jogos Eletrônicos - Atividade Semana 2 (06 a 10/07)


UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Brincadeiras e Jogos.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Jogos eletrônicos, Sedentarismo, Saúde e qualidade de vida.


HABILIDADE(S): (EF67EF02P6) Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias digitais e seus impactos na saúde e qualidade de vida das pessoas.


CONTEÚDOS RELACIONADOS:

— O sedentarismo associado aos avanços das tecnologias digitais.

— Jogos eletrônicos: impactos na saúde e na qualidade de vida.



Nesta semana você vai conhecer um pouco mais sobre os jogos eletrônicos e sua relação com a saúde.


PARA REFLETIR……


• Jogos eletrônicos e saúde: benefícios ou malefícios? (Faça um comentário)

• Será que jogos eletrônicos estão interferindo na sua prática da atividade física?


FIQUE POR DENTRO…

A Educação Física educacional tem como objetivo sensibilizar e informar aos estudantes sua importância e a necessidade de se praticar a atividade física de maneira regular e consciente. Com o avanço da tecnologia e o acesso às informações e comunicações hoje informatizadas, permite a independência quanto à prática da atividade física, levando ou não à inatividade. Devido à inatividade física cresce o número de jovens que apresentam doenças cardíacas, obesidade, hipertensão e diabetes.

(GUEDES e GUEDES,1994. p.101).


Pesquisas nos mostram que a sociedade busca cada dia mais a prática regular da atividade física. Longo tempo à frente da TV, o videogame pode estar associado também à aquisição de hábitos inadequados de alimentação e postura. Portanto, estimular a prática da atividade física em nossos estudantes, associando-as ao lazer, é também promover a saúde e a qualidade de vida.

Evitar o sedentarismo e buscar qualquer tipo de atividade física proporciona ao indivíduo aumento da capacidade aeróbia, melhoria da flexibilidade e força, diminuição da resistência vascular, além de benefícios psicossociais, autoconfiança e melhora da autoestima.

(NORONHA, 2013. p.148).

Fonte: impulsiona.org.br

Algumas consequências do sedentarismo na sua vida

Fonte: Impulsiona.org.br






1 — Qual a sua rotina em relação ao computador e à televisão em casa?

2 — Você acha que jogos eletrônicos levam ao sedentarismo?

VAMOS PRATICAR…

ARAÚJO, M. R. Apostila Educação Física em Casa. Disponível em: https:// educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2020/05/quarentena-educacao-fisica-em-casa.html Acesso em: 15 maio 2020.






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOARES, V. Videogames que exigem movimento podem ser fonte extra de atividades para crianças. Jornal Estado de Minas. Julho, 2015. Disponível em: https://i.em.com. br/7n9JUucmd7HNvY6pGv6rdf9iG-s=/332x0/smart/imgsapp.em.com.br/app/noticia_ 127983242361/2015/07/03/664628/20150703110332824436u.jpg. Acesso em: 15 maio 2020.)

RODRIGUES, L. P. F. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE - Produções Didático-Pedagógicas, Paraná, Brasil. Vol. 2, 2014. Versão Online ISBN 978-85-8015-079-7 Cadernos PDE Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/ cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_edfis_pdp_leila_pereira_ fraga_rodrigues.pdf. Acesso em: 15 maio 2020.

MELATTI, J. Sedentarismo, Infoescola, 2014. Disponível em: https://www.infoescola.com/saude/sedentarismo/. Acesso em: 15 maio 2020.

BARROS NETO, T. L. Sedentarismo, EMEDIX. Disponível em: http://www.emedix.com.br/doe/mes001_1f_sedentarismo.php. Acesso em: 15 maio 2020.

Sedentarismo: conhecendo este inimigo da saúde. Impulsiona, junho, 2018. Disponível em:

https://impulsiona.org.br/sedentarismo-inimigo-da-saude/. Acesso em: 15 maio 2020.

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