segunda-feira, 13 de julho de 2020

Turma: 1º II - PET Vol. 2 - Esporte, consumo e mídia - Atividade Semana 2 (13 a 17/07)

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Esportes.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte, consumo e mídia.


HABILIDADE(S): Compreender a relação entre mídia, indústria esportiva e consumo.

Analisar a influência da mídia nas práticas esportivas.



TEMA: SAÚDE, TECNOLOGIA E ATIVIDADE FÍSICA
DURAÇÃO: 1h40 (2 horas/aula)

Caro(a) estudante. Nesta semana convidamos você a refletir sobre o uso da tecnologia na prática de atividade física.

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS...

TECNOLOGIA NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
A utilização da tecnologia que estamos tão habituados veio para facilitar a vida do homem e, ao mesmo tempo, pode diminuir a prática de atividade física informal diária.
São muitas e pequenas mudanças da vida moderna ocorrida há pelo menos meio século, que muitas vezes nem percebemos que a cada dia ficamos mais acomodados. A indústria em geral facilita nossas vidas criando utensílios para nosso dia a dia dentro e fora de casa, em nossos trabalhos ou durante o lazer.

Podemos ainda, realizar muitas tarefas diárias apenas solicitando com um simples toque em nosso aparelho celular. São inúmeros os aplicativos que possibilitam a compra de algum utensílio ou a contratação para a execução de alguns serviços e diariamente parece facilitar ainda mais esta “terceirização” de nossos próprios serviços.
Essa evolução é FANTÁSTICA e veio de uma forma tão forte que parece que dependemos destes “facilitadores”. O único problema é que não podemos “terceirizar” os benefícios de algumas atividades para melhora de nossa qualidade de vida relacionada a atividade física, ou seja, “ainda” não existe um aplicativo (ou jogo) que eu possa correr, me livrar de monstros ou fugir de ZUMBIS e a distância que o personagem percorrer seja transferida em gasto calórico para o usuário.

Por outro lado, podemos usufruir deste mesmo avanço tecnológico e ferramentas modernas em prol de nossa saúde com cada vez mais segurança. Aplicativos cada vez mais preocupados em sua aplicação para saúde estão cuidadosamente encurtando a distância entre profissionais e clientes.

Aplicativos que monitoram o paciente e comportamento da pressão arterial, frequência cardíaca, glicemia, peso corporal e outros parâmetros servem como uma ferramenta importantíssima para os médicos e profissionais envolvidos, para o conhecimento ao longo do tempo deste usuário, muitos deles em tempo real, ou seja, o usuário se pesa (ou mede a pressão) e neste exato momento o profissional que o acompanha recebe estes dados e pode emitir algum comentário. Pode ainda encurtar ou alterar alguma prescrição de forma mais contínua e atuante.

A “telemedicina” já faz parte em nossos dias a algum tempo. Ferramentas que incentivam a prática regular de atividade física e acompanhamento da evolução da performance do praticante são altamente estimulantes e permite cada vez mais, pessoas iniciarem um programa regular de atividade física. Este é exatamente o ponto... PROGRAMA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA, depende de uma adesão, frequência em realizar a atividade física e de forma adequada.

Este é outro ponto tão importante quanto o anterior... 

ATIVIDADE FÍSICA ADEQUADA

Os benefícios promovidos pela prática de atividade física, dependem diretamente de uma relação entre seu estímulo (próprio exercício) e sua adequada recuperação. Este equilíbrio faz com que o exercício físico possa ser comparado ao um “remédio”, que depende de sua dose para ser eficaz ou não.
 

A diferença entre um remédio e o veneno é sua dose, exatamente como uma intensidade inadequada de exercício físico, podendo ser ineficiente por ser leve demais, ou aumentar a probabilidade de algum problema de saúde (como lesões musculares e etc.) com intensidades acima do qual o praticante encontra-se capaz para este momento; Justificando assim a importância da adequação da carga de trabalho (treinamento) de forma individualizada.
Com uma aderência aos exercícios de intensidade adequada, o nível de aptidão física aumenta, necessitando assim de uma nova intensidade (carga) de treinamento, necessitando também de reavaliações periódicas para adequação da nova carga de treinamento. O descanso dependerá diretamente da quantidade do exercício (volume de treinamento) assim como da qualidade (leve, moderado ou intenso).

Vale lembrar, que a dor é um mecanismo de defesa do organismo e um indicativo daquilo que está ocorrendo internamente a nível muscular e existem características diferentes para alguns “tipos” de dor (ácido lático 3 microlesões musculares). O sono com qualidade promove ao organismo uma recuperação energética, estrutural, relaxando e recompondo o desgaste da atividade, assim como a alimentação balanceada (quantidade e qualidade) proporciona uma melhor qualidade e uma recuperação mais rápida.

O resultado promovido pelo condicionamento físico, dependerá de inúmeras variáveis, devido as diferentes características de cada praticante; esta individualidade biológica faz com que o tempo de recuperação e recomposição dos níveis de seja diferente entre os praticantes resultando assim em um treinamento diferenciado e podendo ser elaborado em diversas formas, justificando assim, porque alguns treinam mais e outros menos para cada fase do programa de treinamento.

Um programa para prática de atividade física deve ser elaborado com critérios, hoje bem rígidos e comprovados cientificamente.
A tecnologia pode funcionar como um importante aliado na hora de entrar em forma, iniciar um programa de atividade física ou até mesmo hábitos alimentares, porém sempre dependerá dos profissionais qualificados para uma orientação segura e eficaz para não ficar apenas em aquisição de produtos e aplicativos como um opcional sem uso.

Cuide bem de sua saúde, atividade física, nutrição e medicina escolhendo bem quem traz o conhecimento.

Bons Treinos, escolha bem seus APLICATIVOS!!!


1 — As tecnologias também fazem parte do universo das atividades físicas e esportivas. Diante dessa afirmação descreva alguns produtos tecnológicos que auxiliam na prática de exercícios físicos, nas intervenções em práticas de saúde e produtos tecnológicos criados para facilitar a nossa vida.

Exemplo:
Tecnologia para atividade física:
Relógio digital que mede frequência cardíaca...

Tecnologia para ajudar nas tarefas do dia a dia: 
Carros, geladeira...

2 — A charge nos mostra como a tecnologia invadiu a vida das pessoas. Para tudo hoje, existe algum tipo de aparelho tecnológico que facilita as atividades da vida diária.

DE ACORDO COM A IMAGEM ABAIXO, QUAL A SUA OPINIÃO EM RELAÇÃO AOS APARELHOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA OU ESPORTIVA?

3 — Você já utilizou algum dispositivo eletrônico ou aplicativo para realizar alguma prática de atividade física? Conhece alguém que faça uso dessa tecnologia?

Em sua opinião os aparelhos são confiáveis e podem ser utilizados sem orientação de um profissional (professor de educação física, fisioterapeuta ou médico)? Pesquise sobre alguns fatores de risco que podem ocorrer quanto ao uso sem orientação de tecnologias durante a prática de atividade física.

4 — Após a pesquisa da atividade 3, crie uma campanha de conscientização quanto ao uso de tecnologias nas práticas de atividade física.

VAMOS PRATICAR...

Provavelmente na época dos seus avós, de seus pais e tios (as) a “Tecnologia” ainda era pouco desenvolvida. É possível que o desenvolvedor do celular nem havia nascido(a). Então, que tal conversar com os seus familiares sobre os aparelhos tecnológicos inventados na época deles, você poderá se surpreender. Pergunte a eles se estão preparados para a tecnologia atual.

Apesar desta atividade falar sobre tecnologias, quero lançar um desafio. Esta imagem é um Tangram. Você precisará recriar esta imagem em um papelão duro (anexo 1). O desafio é, após embaralhar as peças conseguir reconstruir este quadrado.
Lançado o desafio para você e toda família. Sem aparelhos eletrônicos é possível se divertir...
Anexo 1


Acesse o Site abaixo para saber mais sobre o Tangram:

“O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo e jogado por pessoas de diversas faixas etárias. Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (960–1279 d.C.) e era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a Inteligência humana, durante a China antiga”.

Se gostou da ideia, busque outras alternativas de jogos, como jogos de tabuleiros, baralhos, pega-vareta, dama, xadrez, resta 1 etc. O importante é ter um tempo para se distrair e também sacudir os neurônios.




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